Ração e remédios vencidos: dono de hospital veterinário em Blumenau é indiciado por maus-tratos
28/08/2025
(Foto: Reprodução) Investigação identificou medicamentos vencidos no hospital veterinário em Blumenau (SC)
Polícia Civil/ Divulgação
O proprietário e responsável técnico de um hospital veterinário de Blumenau, maior cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foi indiciado por maus-tratos contra animais após vistorias flagrarem grande quantidade de medicamentos humanos e veterinários vencidos distribuídos pela unidade.
Segundo a Polícia Civil, nesta quinta-feira (28), substâncias impróprias para uso foram encontradas no centro cirúrgico, em consultórios e no setor de internação dos animais.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ele também foi indiciado por crime contra as relações de consumo por manter em depósito esses medicamentos. Os nomes do hospital e do profissional não foram divulgados pela investigação.
Os fiscais também constataram medicamentos oncológicos vencidos e armazenados inadequadamente, além de equipamentos médicos com prazo de esterilização expirado prontos para uso, ração vencida sendo fornecida aos animais internados e condições sanitárias inadequadas nas áreas de atendimento.
Imagens divulgadas pela Polícia Civil mostram medicamentos vencidos em 2015, por exemplo (veja registro abaixo).
O local foi fiscalizado por equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade nos dias 25 e 26 de março de 2025, após denúncia sobre as condições do estabelecimento.
Fiscalização identificou medicamentos vencidos no hospital veterinário de Blumenau
Polícia Civil/ Divulgação
Vencidos e prontos para uso
A investigação identificou que os medicamentos vencidos estavam prontos para o uso em animais eventualmente atendidos no estabelecimento, conduta que caracteriza maus-tratos.
A resolução nº 1236/2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária define que maus-tratos é "qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor, ou sofrimento desnecessários aos animais".
Os fiscais foram ouvidos em depoimento. A Polícia Civil também teve acesso a um material fotográfico amplo, que documenta as irregularidades.
Durante o inquérito, conforme a polícia, também foi constatada uma possível tentativa de adulteração de evidências. Medicamentos que estavam sob custódia da fiscalização apresentaram sinais de alteração nas informações de validade entre as duas visitas feitas no local.
O que diz o hospital
Nota Oficial – Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB)
O Hospital de Clínica Veterinária Blumenau (HCVB) vem a público esclarecer informações que circularam recentemente na imprensa sobre supostas irregularidades sanitárias em sua estrutura.
1. Nenhum animal atendido em nossa estrutura foi maltratado. A alegação de supostos “maus-tratos” refere-se a guarda inadequada de medicamentos vencidos, que é tratada legalmente dentro da mesma lei de maus-tratos. Portanto, é fundamental esclarecer que o indiciamento não se refere a crueldade ou violência contra animais, mas sim a questões administrativas e sanitárias relacionadas ao armazenamento de insumos.
2. Durante a fiscalização (ocorrida em março de 2025), cuja denúncia repercute neste momento, o hospital encontrava-se em ampla reforma e modernização. Para permitir a continuidade dos atendimentos, foi necessário realocar temporariamente insumos e materiais para locais alternativos, o que gerou acúmulo em alguns ambientes. Situações pontuais foram devidamente corrigidas e todos os ajustes solicitados pelos órgãos de fiscalização já foram integralmente cumpridos. É importante reiterar que os medicamentos identificados como vencidos estavam devidamente lacrados, armazenados para descarte e nunca foram administrados a nenhum paciente. O descarte, como ocorre rotineiramente, foi realizado por empresa especializada em gestão ambiental, em conformidade com a legislação vigente.
3. O HCVB está de portas abertas para a comunidade e para a imprensa. Convidamos os veículos de comunicação e responsáveis pelos animais que desejarem conhecer nossas instalações, a equipe de profissionais e a rotina de cuidados prestados diariamente aos pacientes.
4. Ao longo de mais de uma década de atuação, o HCVB construiu sua reputação como referência em atendimento veterinário em Blumenau e região, pautado sempre pela ética, responsabilidade e compromisso com o bem-estar animal.
Reiteramos nosso respeito aos tutores, pacientes, colaboradores e à comunidade que confia em nosso trabalho. Permanecemos à disposição para prestar quaisquer outros esclarecimentos necessários.
Leia também:
VÍDEO: navio fica à deriva após cabos romperem com força de correnteza no Porto de Itajaí
Cabos de navio se rompem em Porto de Itajaí e embarcação fica solta em rio de SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias